(15) 3251.1573 | atendimento@objetivotatui.com.br

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio proposto pelo MEC é um velho conhecido do Colégio Objetivo. A completa formação do(a) estudante sempre foi o nosso projeto de vida, acalentado com o maior carinho. Pelas mãos, pelo olhar, pelos sonhos, pela criatividade, pelo interesse em aprender, tem sido o(a) aluno(a) a nos conduzir em uma longa caminhada educacional.

Desde o início, em 1965, quanto empenho dos professores em oferecer educação de qualidade. Se alinhássemos telas de imagens em cavaletes de cristal, para vê-las suspensas no tempo, o que enxergaríamos em nossa retrospectiva? Dezenas de tecnologias educacionais criadas pelos nossos professores. Brilhantes desempenhos dos alunos em olimpíadas científicas; feiras de ciências; festivais de música; apresentações de teatro; exibições de dança; mostras de arte e de cinema; desfiles de moda; competições esportivas. Veríamos as nossas escolas implantadas nos domínios da natureza; o teatro-laboratório; as aulas via satélite para todo o Brasil. Professores em constante atualização, na observação do caminhar dos estudantes ao longo do tempo. Orientadores no amparo às necessidades emocionais dos alunos. Pais e responsáveis em permanente parceria conosco. Escolas, por todo o País, adotando o nosso Sistema de Ensino e a ele agregando.

Não por acaso, consecutivamente a população elege o Objetivo o melhor, tanto em Curso Pré-vestibular, como em Colégio, segundo pesquisas do Datafolha, realizadas desde 2017 no segmento educacional, na cidade de São Paulo.

Manter-se em primeiro lugar nas lembranças da vida escolar das pessoas; estar no pódio do Enem, em todo Brasil, há mais de dez anos; deter o título de campeão na avaliação do IDEB, em todo o País; todas essas conquistas muito nos honram.

O nosso itinerário tem sido pavimentado por cada estudante. Seja nas salas de aula; testando nos laboratórios; navegando nos barcos-escola; apresentando-se em um palco; conquistando medalhas científicas ou esportivas; ou simplesmente se sentando em uma escada, em meio a conversas e risos; são crianças e jovens que nos engrandecem e enternecem.

Ao longo da pandemia da Covid-19, iniciada em 2020, o toque dos dedos tem sido digital e o esforço tem sido posto em prova. Mas a tela da imaginação não se apagou. A distância não permitiu que os professores largassem as mãos dos alunos.

Com o Novo Ensino Médio, o(a) estudante poderá optar entre dois domínios: Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Dentro deles, estruturam-se duas grandes esferas: Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, que comportam as disciplinas de todas as áreas do conhecimento (conforme o quadro detalhado adiante).

Com um currículo mais flexível, o(a) aluno(a) poderá aprofundar os estudos nas áreas em que apresentar maior interesse ou considerar relevantes para si, para a sociedade, para o planeta. Uma educação que envolve aspectos intelectuais, físicos, emocionais, sociais e culturais.

Em 2021, iniciaremos pela 1ª série do Ensino Médio. Nos anos subsequentes, entrarão as demais séries.

No Objetivo, mais uma vez, com dedicação e entusiasmo, os professores preparam aulas, laboratórios e oficinas, para que o(a) aluno(a), como sempre, possa escolher por qual porta entrar, por qual degrau subir, por qual pódio se erguer, por qual palco brilhar.

Domínios das Ciências da Natureza

  1. Projeto de Vida.
  2. Linguagens, leituras e produção/Oficina lúdica de gêneros discursivos (Português).
  3. Educação Financeira (Matemática).
  4. Tecnologias e Mídias Digitais/ Laboratório de Biologia e Química.
  5. Saúde Humana: virologia e bacteriologia (Biologia). Matéria e suas transformações (Química).
  6. Física do Cosmo (Física).

Domínios das Ciências Humanas

  1. Projeto de Vida.
  2. Linguagens, leituras e produção/Oficina lúdica de gêneros discursivos (Português).
  3. Educação Financeira (Matemática).
  4. Tecnologias e Mídias Digitais/ Oficina de Arte.
  5. Investigações no tempo (História).
  6. Mundo contemporâneo (Geografia).
Formulário de Interesse

Preencha o formulário abaixo para que possamos entrar em contato e fornecer mais informações sobre a unidade de interesse.