Novo Ensino Médio
O Novo Ensino Médio proposto pelo MEC é um velho conhecido do Colégio Objetivo. A completa formação do(a) estudante sempre foi o nosso projeto de vida, acalentado com o maior carinho. Pelas mãos, pelo olhar, pelos sonhos, pela criatividade, pelo interesse em aprender, tem sido o(a) aluno(a) a nos conduzir em uma longa caminhada educacional.
Desde o início, em 1965, quanto empenho dos professores em oferecer educação de qualidade. Se alinhássemos telas de imagens em cavaletes de cristal, para vê-las suspensas no tempo, o que enxergaríamos em nossa retrospectiva? Dezenas de tecnologias educacionais criadas pelos nossos professores. Brilhantes desempenhos dos alunos em olimpíadas científicas; feiras de ciências; festivais de música; apresentações de teatro; exibições de dança; mostras de arte e de cinema; desfiles de moda; competições esportivas. Veríamos as nossas escolas implantadas nos domínios da natureza; o teatro-laboratório; as aulas via satélite para todo o Brasil. Professores em constante atualização, na observação do caminhar dos estudantes ao longo do tempo. Orientadores no amparo às necessidades emocionais dos alunos. Pais e responsáveis em permanente parceria conosco. Escolas, por todo o País, adotando o nosso Sistema de Ensino e a ele agregando.
Não por acaso, consecutivamente a população elege o Objetivo o melhor, tanto em Curso Pré-vestibular, como em Colégio, segundo pesquisas do Datafolha, realizadas desde 2017 no segmento educacional, na cidade de São Paulo.
Manter-se em primeiro lugar nas lembranças da vida escolar das pessoas; estar no pódio do Enem, em todo Brasil, há mais de dez anos; deter o título de campeão na avaliação do IDEB, em todo o País; todas essas conquistas muito nos honram.
O nosso itinerário tem sido pavimentado por cada estudante. Seja nas salas de aula; testando nos laboratórios; navegando nos barcos-escola; apresentando-se em um palco; conquistando medalhas científicas ou esportivas; ou simplesmente se sentando em uma escada, em meio a conversas e risos; são crianças e jovens que nos engrandecem e enternecem.
Ao longo da pandemia da Covid-19, iniciada em 2020, o toque dos dedos tem sido digital e o esforço tem sido posto em prova. Mas a tela da imaginação não se apagou. A distância não permitiu que os professores largassem as mãos dos alunos.
Com o Novo Ensino Médio, o(a) estudante poderá optar entre dois domínios: Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Dentro deles, estruturam-se duas grandes esferas: Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, que comportam as disciplinas de todas as áreas do conhecimento (conforme o quadro detalhado adiante).
Com um currículo mais flexível, o(a) aluno(a) poderá aprofundar os estudos nas áreas em que apresentar maior interesse ou considerar relevantes para si, para a sociedade, para o planeta. Uma educação que envolve aspectos intelectuais, físicos, emocionais, sociais e culturais.
Em 2021, iniciaremos pela 1ª série do Ensino Médio. Nos anos subsequentes, entrarão as demais séries.
No Objetivo, mais uma vez, com dedicação e entusiasmo, os professores preparam aulas, laboratórios e oficinas, para que o(a) aluno(a), como sempre, possa escolher por qual porta entrar, por qual degrau subir, por qual pódio se erguer, por qual palco brilhar.
Domínios das Ciências da Natureza
- Projeto de Vida.
- Linguagens, leituras e produção/Oficina lúdica de gêneros discursivos (Português).
- Educação Financeira (Matemática).
- Tecnologias e Mídias Digitais/ Laboratório de Biologia e Química.
- Saúde Humana: virologia e bacteriologia (Biologia). Matéria e suas transformações (Química).
- Física do Cosmo (Física).
Domínios das Ciências Humanas
- Projeto de Vida.
- Linguagens, leituras e produção/Oficina lúdica de gêneros discursivos (Português).
- Educação Financeira (Matemática).
- Tecnologias e Mídias Digitais/ Oficina de Arte.
- Investigações no tempo (História).
- Mundo contemporâneo (Geografia).